quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Why Not Comics? #7 - Capitão América v Homem de Ferro: Dawn of Especulação

ATENÇÃO, O POST A SEGUIR PODE CONTER EXTENSOS TRECHOS DE FANBOYZISSE (mas eu prometo que vou tentar me controlar).

Sim, meus amigos. O dia que eu sonhava chegou. O dia em que os heróis mais conhecidos da Marvel sairão na porrada (tirando os X-Men e o Homem-Aranha). Ou pelo menos, é o que tudo indica, né. A ideia no Why Not Comics? de hoje é refletir um pouquinho sobre o futuro próximo do Marvel Cinematic Universe (carinhosamente apelidado de MCU), focando na notícia que derrubou minha TL do Twitter nessa semana. Avante, moçada.


Bom vamos aos fatos: na última segunda-feira, uma notícia veio para abalar o meu solitário mundinho. Robert Downey Jr. estará em Capitão América 3. Em tese, isso tudo ainda é boato, já que a Marvel ainda não se pronunciou oficialmente sobre nada disso. PORÉM, eu jamais escreveria um post inteiro baseado em um desses boatos que vivem chovendo em Hollywood. A questão é que esse tal furo veio da Variety, uma revista bem conceituada na indústria do entretenimento. E considerando o histórico da publicação, meus amigos, posso te garantir que nós teremos um senhor filme vindo por aí. Porque, além de entregar o nome do Robertão como co-estrela do filme, a notícia ainda nos traz o plot principal do negócio: GUERRA FUCKING CIVIL.

E agora? O QUE EU FAÇO COM A MINHA VIDA DEPOIS DE UM ANÚNCIO DESSES? Venho aqui escrever um post.

SDDS HOMEM-ARANHA SENDO TROUXA
Bem, se tu não conhece a premissa da HQ joga no Google, aqui vai um não muito breve resumo: cansados de terem que aturar as merdas dos super-heróis, o governo americano aprova uma lei que obriga os heróis a se registrarem perante à SHIELD, revelando sua identidades secretas e, consequentemente, se tornando “funcionários” do governo. O problema é que o Capitão América não curte muito a ideia de trabalhar pros engravatados de Washington e se torna um fugitivo. Enquanto isso, do outro lado da moeda, Tony Stark acha a Lei de Registro super plausível e se propôe a caçar aqueles que forem contra o registro. Bom, está montado o cenário da guerra. O lance se estendeu por toda a editora e quase todos os personagens escolheram um lado na treta: os Vingadores Secretos do Capitão América contavam com figuras como Demolidor, Tempestade, Justiceiro, Tocha Humana, Mulher Invisível, Falcão e Pantera Negra, enquanto Stark tinha o apoio do Sr. Fantástico, Homem-Formiga (na época, usando a identidade de Jaqueta Amarela), Vespa, Viúva Negra e Thunderbolts. Isso sem mencionar o Homem-Aranha, que teve um dos momentos mais marcantes da sua carreira durante a saga, revelando a sua identidade secreta ao mundo, em um sinal de apoio à Tony Stark e se arrependendo mais tarde, se unindo ao Capitão. Pena que a Marvel decidiu apagar esse momento da história, né :(

Anyway, voltemos ao Universo Cinematográfico da Marvel. Logo de cara, já temos alguns obstáculos. Os direitos de uso do Homem-Aranha nos cinemas pertencem à outro estúdio (Sony), bem como os do Quarteto Fantástico e X-Men (Fox). Apesar dos boatos de que a Sony tá na merda, tentando dar um destino pro Aranha, eu acho pouquíssimo provável que o personagem dê as caras em um filme da Marvel Studios tão cedo. E menos provável ainda é um personagem dos X-Men aparecer por aqui, principalmente depois do sucesso de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Mas convenhamos: não é necessário nada disso pra ter uma Guerra Civil decente nos cinemas. A minha ideia aqui, como eu mencionei no começo do post, é propor um possível cenário pro filme em questão e pro futuro da Marvel Studios também, me baseando em todos os fatos (e um pouquinho dos boatos também) que temos até agora.

Pra começar, é importante ressaltar que os universos dos quadrinhos e cinema são bem distintos. Se você parar pra pensar, a discussão sobre identidades secretas praticamente não existe nos filmes da Marvel Studios. Todo mundo sabe quem é o Homem de Ferro. Bruce Banner é caçado/odiado por meio mundo. Thor é um deus, FTW. Viúva Negra já foi à público, falando abertamente sobre a importância dos vigilantes. Gavião Arqueiro tem 15 minutos de filme, ninguém liga. E o Capitão América faz questão de tirar o capacete e mostrar o seu rostinho bonito de Chris Evans a cada cinco minutos. Que fique claro que eu amo esses filmes mesmo assim, ok? Ok. Pois bem, já podemos cortar esse tópico da lista.

Quais seriam as motivações do Capitão, então? É bem fácil de deduzir, considerando a merda toda que rolou em The Winter Soldier. O cara confiou no Nick Fury e, no fim das contas, a SHIELD acabou sendo corrompida pela HIDRA, caçando o coitado do Steve por tudo quanto é canto. Depois de uma experiência dessas, é meio difícil confiar em um governo querendo te controlar, né? Sem falar que o cara é o Sentinela da Liberdade, mano. A versão do Chris Evans pro personagem não destoa tanto assim do que vemos nos quadrinhos, então não é nem necessária muita argumentação pra isso.

Mil tretas
Tá, mas quais seriam os motivos pro Tony Stark se aliar ao governo e se posicionar contra o Capitão? Essa postura pró-registro do Tony é meio difícil de se engolir nos filmes, principalmente se considerarmos que lá nos dois primeiros filmes ele fez de tudo pra que sua tecnologia não caísse nas mãos do governo. MAS, também é importante lembrar que Vingadores 2: Era de Ultron estreia logo logo. Já foi dito pelos produtores que, da mesma forma que Capitão América 2 mudou tudo, Vingadores 2 também vem pra mudar o status quo do universo cinematográfico. Vamos pensar nas informações que temos até agora: Stark decide criar uma inteligência artificial pra dar uma mão pros Vingadores na manutenção da paz, já que a SHIELD se dissolveu recentemente. O problema é que essa criação do Tony cria consciência própria (Ultron, senhoras e senhores) e decide exterminar a raça humana. Mais uma vez, de acordo com o que eu vi por aí até agora, esse parece ser o filme que mais testará os limites dos personagens, com uma pegada bem trágica, sombria, Nolan das trevas, além de trazer consequências bem marcantes, com a destruição se alastrando por todo o globo. Independente de qual seja o encerramento do filme, Tony vai ser o culpado pela maior ameaça que os Vingadores enfrentaram. De repente, ao fim disso tudo, o cara finalmente perceba a merda que fez, decidindo que os super-heróis podem ser um problema pra sociedade e pronto, já temos um Tony Stark pró-registro, se aliando ao governo.

AH LEO, MAS ESSA GUERRA CIVIL VAI SER UMA MERDA ASSIM, COM TÃO POUCOS PERSONAGENS. NÃO TEM NEM O HOMEM-ARANHA NA LUTA. Na boa? Não vai ser merda não. Claro, eu ainda não aprendi a viajar no tempo e ainda não sei se o filme vai ser realmente tão bom quanto eu espero que seja. Mas dá pra adaptar o conceito da HQ TRANQUILAMENTE, mesmo sem todos os personagens que fizeram parte do conflito original. Alguns boatos dão conta de que Capitão América 3 seria uma espécie de Vingadores 2.5 em termos de número de personagens, então dá pra jogar uns caras bem legais no mix. Se Neil Gaiman abençoar, até lá já teremos o Homem-Formiga nos cinemas, e quem sabe, o Pantera Negra e o Dr. Estranho também. Outro boato (esse, quase confirmado) diz que ao fim de Vingadores 2, o Capitão desfaz a formação atual do grupo, recrutando uma equipe completamente nova (composta por Mercúrio, Feiticeira Escarlate, Viúva Negra, Patriota de Ferro, Falcão e Visão). Jeremy Renner também andou dando indícios de que seu Gavião Arqueiro pode aparecer em Capitão 3. E ainda tem o Soldado Invernal do Sebastian Stan, que provavelmente vai estar nas redondezas e também o Phil Coulson, que tá reconstruindo a SHIELD na segunda temporada de Agents of SHIELD. E aí está, um elenco de respeito pra fazer uma guerra de respeito. Já pensou que massa o Phil tendo de abrir mão do seu lado fanboy pra caçar o Capitão América?

Ah sim, outro boato diz até que a DC pode ter ouvido os planos da Marvel de fazer a Guerra Civil e que, por medo, a Warner teria mudado a data de lançamento de Batman v. Superman: Dawn of Justice pra mais tarde, porque não teria bala na agulha pra bater de frente com um filme tão grande vindo da Disney (na verdade, esse boato não acrescenta em nada ao post. Só joguei ele aqui por maldade).


Aliás, esse plano da Guerra Civil nos cinemas cairia como uma luva pra Marvel, hein. É fato que quase nenhum dos atores envolvidos nos filmes atuais pretendem ficar por muito mais tempo nesse ramo. Downey Jr. tá ficando cada vez mais inviável pra Marvel, exigindo pagamentos cada vez mais altos. Chris Evans já disse que quer descansar um pouco e investir na carreira como diretor. E sabe o que rola ao fim da Guerra Civil nos quadrinhos? Sim, a morte do Capitão América, que é substituído temporariamente por Bucky Barnes, o ex-Bucky, atual Soldado Invernal. E olha só, já temos um candidato pra usar o escudo por aí, caso a Marvel decida aposentar o ex-Tocha Humana. Sem falar que teríamos toda uma nova geração de Vingadores, facilitando mais uma vez as coisas pra Marvel, que não precisaria recorrer aos atores “antigos”, cada vez mais hesitantes em fechar novos e exaustivos contratos. 


E eu montei esse cenário sem nem considerar a nova leva de atores que vão chegar com as séries do Netflix, adicionando Demolidor, Luke Cage, Jessica Jones e Punho de Ferro ao MCU, personagens esses que eventualmente devem cruzar o caminho dos outros Vingadores também. Ah, mas e o Thanos de Josh Brolin? Ele poderia muito bem ser o motivo pelo qual os “velhos Vingadores” se uniriam novamente, em Vingadores 3 (filme para o qual Robert Downey Jr. já tem contrato garantido, diga-se de passagem). Ah, e outra coisa legal: tá rolando também uma conversa de que, em função de todo esse planejamento maneiro, os irmãos Anthony e Joe Russo (diretores de Capitão América 2 e 3) estariam sendo cogitados para assumirem o manto de Joss Whedon, dirigindo então Vingadores 3 e 4.

Aqui de boas, só esperando o momento certo pra foder todo o universo.

Acham que eu viajei muito nas minhas teorias? Talvez. Foi um post inútil? Bem provável. Agora, imagina só a merda que seria se amanhã a Marvel Studios decide desmentir a Variety na cara dura, dizendo que o filme não vai ser sobre a Guerra Civil. Seria um Why Not Comics? inteiro jogado no lixo. Mas modéstia à parte, é uma teoria plausível, vai.

E aí, o que vocês acham? Seria um filme legal? Não seria? Tá parecendo fanfic? Deu vontade de falar “Some daqui, Leo”? Deixem aí suas opiniões, por favor.

Vlw, flw. Hail HYDRA, amiguinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário