quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Curiosidades: Perfil - Noodle (Gorillaz)

E rufem os tambores para as curiosidades e o perfil da japonesa mais style do mundo fictício, NNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNOOOOOOOOOOOODLE!



Ficha técnica:
Nome: Desconhecido (Noodle é um apelido dado pela banda).
Data de Nascimento: 31/10/1990
Local de Nascimento: Osaka, Japão.
Sexo: Feminino
Idade: 22
Instrumento: Guitarra e vocais.
Hobbies: Tocar sua guitarra, dançar, karatê, filmes de Hayao Miyazaki
Situação atual: Dormindo na nova casa dos Gorillaz, se recuperando de seus 4 anos longe de qualquer conforto.



Descrição: Bem, podemos descrever Noodle como a "luz" da banda. Ela, diferente de seus 3 companheiros, chegou até os Gorillaz sem saber nada sobre si ou seu passado. Tudo que sabia era falar a palavra "Noodle" e tocar guitarra. Com o tempo, ela cresce e se transforma, assim como a banda. Dos 4 membros, é nela que podemos ver mais nitidamente as características de cada álbum, aqui traduzidas nas vestimentas e nos acontecimentos envolvendo Noodle.

Seu passado também não é dos felizes, e foi logo após o hiato entre o primeiro e o segundo álbum que ela o descobriu.

Acontece que, quando criança, Noodle fazia parte de um grupo de 23 crianças que foram treinadas secretamente pelo Governo do Japão para se tornarem soldados, prontos para atacar qualquer um. Após elas se mostrarem muito instáveis e perigosas, o Governo ordenou que o chefe do projeto, Mr. Kyuzo, se livrasse das crianças.

Mr. Kyuzo e Noodle, uma rara foto do passado dela.

Assim, o cientista se livra de 22 crianças. O problema era Noodle, qual ele era muito apegado. Sem coragem para finalizar sua ordem, Kyuzo a coloca em um estado amnésico através de hipnose. A palavra-segura seria Ocean Bacon, ou seja, quando Noodle ouvisse essa palavra, suas memórias voltariam à tona. Feito isso, Kyuzo leu o anúncio dos Gorillaz nos jornais à procura de uma guitarrista. Sendo a garota um super-soldado, treinado não só em todo tipo de arma e língua, mas, especificadamente no caso dela, treinada em música. Sua chance estava ali, e não tardou em botar Noodle em uma caixa de papelão e enviá-la ao endereço do anúncio.

Noodle acaba descobrindo tudo isso quando, anos depois, retorna para o Japão e acaba ouvindo a palavra-segura em um sushi bar, que por coincidência, era onde Mr. Kyuzo trabalhava como chef.


Outro momento de grande importância envolvendo a garota é o ataque que sofreu durante as gravações de "El Mañana". Como se pode ver no videoclipe dessa música, Noodle estava sentada em sua ilha flutuante, chamada de Slowboat, repousando em um raro momento de calma para ela. De repente, helicópteros aparecem por entre as nuvens e começam a atirar contra a garota e sua ilha. Vale lembrar que esta ilha possuía um moinho em seu centro, e é nele onde a guitarrista procura abrigo. Após assumir que seus algozes haviam desistido e ido embora, Noodle abre a porta do moinho para dar de cara com sua ilha em meio à chamas. Percebe naquela hora, tambem, que sua ilha estava despencando dos céus. Para todos, Noodle havia morrido nesse desastre. Para a banda, porém, Noodle estava viva. Listarei aqui o que eu já li como motivos para este ataque. Não sei qual é o oficial (talvez a intenção seja essa história ter várias versões), mas vale notar que, em todas elas, Noodle acaba indo parar em algum lugar desconhecido e, supostamente, sofre algum tipo de violência/perseguição ali. Os motivos:
  • Se livrar de Jimmy McManson, o fã-psicopata da banda que, na ocasião, estava escondido dentro do moinho da ilha. Murdoc afirma que Noodle já sabia do ataque e estava tudo planejado, porém, algo havia dado errado e Noodle havia sumido.
  • Dar o descanso que, segundo Murdoc, Noodle desejava. Tudo estava planejado para que, com esse sumiço, ela pudesse dar um tempo da banda. Ele afirmava que Noodle estaria nas Maldivas, apenas relaxando.
  • Também pode-se supor que esse ataque foi o início das ações de Boogieman, que no álbum seguinte planejaria muitos outros desses ataques ao resto da banda.
  • Existe também a versão de que Murdoc (sempre ele) queria se livrar do Estúdio Kong, pois queria receber o dinheiro do seguro. Assim, a queda da Slowboat sobre o estúdio seria mais um esquema feito pelo baixista.
Por fim, o resultado é o mesmo: Noodle some. Muitos falam que ela morreu, a banda afirma que ela está presa no Inferno e que a salvaram, outra hora afirmam que não conseguiram achar sua alma. É uma confusão danada.



Após isso, temos um Gorillaz sem sua alma, sem o brilho dos olhos. E pra piorar, Murdoc resolve criar um clone-ciborgue de Noodle, completamente controlado pelo baixista e que também serve de segurança para o mesmo. Além de não ter nenhuma emoção, este ciborgue ainda é programado para matar. É engraçado como isso serve de metáfora e crítica para a indústria pop que, quando tem seu ídolo teen esgotado pelo tempo, "fabrica" um novo ídolo que atenda à expectativa do público.





Assim, temos o novo disco, "Plastic Beach", chegando com um clima totalmente diferente. Agora, a banda não conta mais com Noodle nem com Russel. 2-D é forçado a participar do álbum. Isso também se reflete nas músicas, todas mais "plásticas", uma grande sátira ao cenário pop atual. E é no meio disso tudo que Noodle surpreende à todos e retorna de uma forma tão misteriosa quanto à que sumiu. Ela está em um navio, o M. Harriet, quando este é atacado por aviões. Isso nos faz pensar se não seriam os mesmos que abateram Slowboat. Agora, vemos que Noodle foi moldada conforme a situação em que ficou por 4 anos, pois sua atitude é pegar a metralhadora escondida em sua mala e lutar de volta contra os piratas aéreos. Ao fim desse ataque, ela é deixada à deriva, no meio do mar, com seu bote salva-vidas.

Abandonada no meio do nada, Noodle não tem nada além de um violão e esperança

Salva por Russel, seu amigo agora colossal, ela participa do "embate" final na Plastic Beach. Lá descobre sobre sua clonagem, e podemos sentir em seus olhos (no videoclip/storyboard de Rhinestone Eyes) a sensação de ter sido trocada, substituída, esquecida.




Ali mesmo, após os ataques dos espíritos piratas de Boogieman, sua clone entra em curto e começa a atirar contra Murdoc, buscando sua aniquilação. No fim é a guitarrista original, e única, que destrói seu ciborgue e dá fim, de vez, nesse capítulo plástico e de conflitos da banda.


Curiosidades:


  • No começo da carreira, tudo que conseguia dizer em inglês era "noodle", o nome de seus companheiros e algumas palavras como "duh" e "yeah".
  • Porém, após ganhar sua memória de volta, ganha também a fluência em diversas línguas que tinha anteriormente.
  • Ela escreveu, sozinha, todo o álbum "Demon Days".
  • A música e o clipe "DARE" se focam totalmente na guitarrista pois a mesma teria tido inveja do clipe de "Feel Good Inc." e de como Murdoc aparece à toda hora, se mostrando sem camisa em meio à inúmeras mulheres.
  • A partir do segundo disco, seu visual é inspirado na guitarrista Chrissie Hynde, da banda The Pretenders.
  • Seus olhos são verdes, como podem ser vistos em "El Mañana".
  • Seus interesses musicais são Johnny Thunders e Richie Sambora.
  • Ela ama os filmes de Miyazaki. Sua ilha flutuante foi inspirada no filme "O Castelo Animado".
  • Seu número favorito é 23
  • Na comparação "Gorillaz - Drogas", ela representa a inocência de quem começa a usar drogas, e de como isso vai mudando a personalidade da pessoa. Ela é o modelo físico que Damon e Jamie usam para exemplificar as consequências e as mudanças que cada álbum traz.
  • Nunca foi oficializado, mas existem rumores de que ela haveria namorado Murdoc. Isso fica implícito nas entrevistas que a banda dá, como por exemplo quando Murdoc diz que "Noodle é a minha maior posse". O futuro desse relacionamento é incerto, uma vez que o baixista a trocou por uma ciborgue.
  • Em contrapartida com os gostos e a filosofia de Noodle em rejeitar "Falsos Ídolos", sua clone ciborgue admite ser fã da série Crepúsculo e do ator Robert Pattinson.

Assim, concluímos que Noodle é a essência dos Gorillaz, com sua rebeldia, seu carisma, suas filosofias e seu espírito de músico. Não é à toa que, com é justamente a sua "morte" que deixa todos abalados, até mesmo Murdoc. O que era antes aquele "garotinho" japonês que canta "Get the cool, get the cool shoe shine", hoje é uma das principais compositoras da banda, como visto nas músicas de "Demon Days"

E é isso. Só quero deixar claro que eu sou apaixonado por ela e que, um dia, quando o amor entre pessoa e personagem for possível, eu a terei para mim <3

Fiquem com um abraço e, amanhã, os últimos dois perfis da banda. Até!






Nenhum comentário:

Postar um comentário