quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Como fazer seu próprio sonho!

Orlá queridas vidas entrelaçadas à mim. Um bom dia.

Saindo de seu casulo feito com muita água com cloro, banha e pelos de gato, o Adler acordou da hibernação para botar este blog nos trilhos.

Verdade seja dita, eu estava meio desanimado feat. ocupado demais para conseguir pensar E querer escrever. Mas isso acabou, a natação veio pra lavar a mente e dar um novo ar à minha jornada.



E todo esse papo brega pra falar que tentaremos postar mais vezes por aqui. E que reformulamos o número e a frequência de quadros. E que felizmente o layout novo dará um novo passo rumo ao wordpress esse ano. E que o canal do Why Not receberá uma reformulada também. E que os autores do blog decidiram ser mais ativos e livres. E que temos parceria nova pra ser anunciada. E que vamos procurar divulgar mais eficientemente o blog para o seu público-alvo.

Mas chega disso. Vim aqui te dar um TUTORIAL. Mas daqueles bem DIY (Do It Yourself). Praticamente o PRIMEIRO ART ATTACK DO WHY NOT.

Então crianças, peguem suas aquarelas e molhem o papel machê. Hoje faremos um sonho.


Bem, antes de tudo, uma introdução: Percebi recentemente que muitos amigos meus vivem a vida como ela vem à eles. Ou seja, apesar de terem seus empregos, ensino e vida sexual bem formadas, eles são basicamente isso. Tirando um hobby ou outro, não existe necessariamente um PROJETO em suas vidas.

Eu vejo isso como uma grande perda. Um gasto de tempo, dinheiro, ânimo e suor para, no final, continuar com a mesma vida. Acredito que o ser humano nunca pode parar, se estagnar. Sua vida precisa ser uma pedalada, com metas pequenas e grandes, curvas e buracos, apoio e destino.

Sabendo disso, resolvi, eu mesmo um exímio sonhador de 3 estrelas, passar uma aulinha de como criar um sonho sólido e que pode te alimentar pelo resto da vida. Vamos aos itens necessários?

Ingredientes:
-1 coração
-1 mente saudável
-1 colher de determinação
-2 colheres de coragem
-Meio litro de apoio
-Uma pitada de realidade
-Inspiração à gosto


Primeiro Passo:



Para começarmos o nosso sonho, precisamos primeiro nos encontrarmos como pessoa. Esse passo pode levar MUITO tempo, mas é fundamental para conseguirmos um sonho bem feito.

Afinal, quem é você? Na verdade, se pergunte: "Quem sou eu?"

Você vai precisar descobrir, entender, aceitar e amar aquilo que você é. Não importa O QUÊ seja, é necessário que se aceite como pessoa com erros, acertos, belezas, deformidades.

Pode parecer difícil, mas é bem recompensador. Leve o seu tempo, mas não deixe de tentar chegar à essa conclusão.

Exemplo: "Eu sou o Adler, um cara que tenta (e consegue) ser engraçado, muito ligado aos amigos, que gosta de rir, que se agarra muito em inspirações, que preza os momentos de alegria em conjunto, que é muito nervoso as vezes, que tenta sempre ser melhor, que as vezes se afasta e esquece fácil demais de alguém, que não tem ligações fortes com a família".


Segundo Passo:



Agora que temos um indivíduo que sabe quem é e se aceita dessa forma, precisamos rever aquilo que desejamos e tentar separar o supérfluo/material do ideal/espiritual. Afinal, você quer uma posse ou um novo estilo de vida? Quer algo que possa pegar e quantificar ou algo mais diluído e que tenha qualidade?

Para isso, pegue o coração e o abra. Avalie tudo o que achar por lá e tente filtrar aquilo que é de outras épocas daquilo que é mais atual. Limpe ele dessas mágoas antigas e encontre alguma joia lá dentro que possa servir de matéria-prima para o sonho. Uma paixão nunca revelada? Um desejo suprimido? Uma vocação não descoberta?

Após achar algo bem consistente e com potencial, separe e deixe de molho.

Exemplo: "Eu sou apaixonado por história do Japão Feudal. Sou muito alegre quando estou lendo/falando/escrevendo sobre esse assunto, e muito me dá prazer ao ensinar isso para outra pessoa".


Terceiro Passo:



Pegue a essência de sonho que você retirou do coração e misture com a mente saudável. Tente encaixar os pontos e fazer com que aquela essência, que é basicamente um bolo de sentimentos e emoções, converse com a mente, que é raciocínio e pensamentos. Muitos falham em fazer essa conexão, mas sem ela acabamos desistindo ou afogando o nosso sonho, e não queremos isso certo?

Tente fazer esse exercício: a minha essência de sonho, agora no mundo real e conversando com tudo à sua volta, é algo que posso/consigo seguir? Quais os passos que eu levaria para chegar nesse sonho? Quanto dependeria de mim e quanto dependeria de fatores externos?

Você precisa misturar bem ambos os ingredientes, pois só assim teremos o sonho em seu estado inicial, praticamente um projeto que falta retoques.

Exemplo: "Gostaria de ter e dar aulas sobre essa disciplina. Precisaria de aulas, estudos, dedicação e iniciativa para poder, finalmente, ser um especialista nessa área. Escrever artigos sobre Japão Feudal, talvez um livro. Passar esse conhecimento adiante de forma que gere interesse".


Quarto Passo:



Chegar até aqui não foi fácil, e você merece muito respeito e congratulações se conseguiu. Temos nosso projeto de sonho, e é agora que vamos cortá-lo e dividi-lo em fatias. O tamanho e quantidade dessas fatias vai depender muito do que você considera necessário para alcançar aquele sonho. Vamos chamar essas fatias de METAS.

As posicione na ordem que desejar. Fica ao seu critério pois são essas fatias que você seguirá para atingir seu sonho, por isso não esqueça de que elas precisam ser os passos essenciais. 

Exemplo
"Para ser um especialista em Japão Feudal, preciso:
-Encontrar aulas sobre o assunto aqui no Brasil.
-Encontrar livros traduzidos (ou em inglês) sobre o assunto.
-Encontrar outros especialistas no assunto.
-Encontrar algum curso oficial e que dê um certificado.
-Encontrar pessoas interessadas em aprender sobre isso.
-Montar minhas próprias aulas sobre isso.
-Escrever para algum blog/site sobre isso.
-Aprender japonês (opcional)
-Visitar o Japão (opcional)"


Quinto Passo:



Em uma forma, você vai forrar ela com realidade. Precisamos que todas as metas tenham alguma base na realidade. Ou seja, não adianta sonhar que você terá superpoderes ou que as guerras no mundo vão acabar. 

Mas você também não pode encharcar de realidade, se não seu sonho pode murchar rápido demais e ser engolido pela realidade. Todos precisam ser um pouco otimistas e um pouquinho fora da realidade para conseguirem sonhar da forma saudável.

Exemplo
"Quero ser professor/especialista de Japão Feudal (realidade ok)."
"Quero ser japonês e morar no Japão, aprendendo e ensinando (realidade não-ok)."


Sexto Passo:



Chegou a hora de temperar nosso sonho. Esse tempero nunca terá fim, ou seja, você sempre vai ficar retirando o sonho do forno e retocar as especiarias que o acompanham.

Aqui que você pode usar a coragem, a inspiração, a determinação e o apoio.

Coragem é praticamente aquilo que vai fazer o sonho assar melhor e mais rápido. Ela age melhor em conjunto com a determinação, que vai te levar pra frente. Isso quer dizer que você precisa sair da sua inércia e correr atrás daquilo que você decidiu que eram suas metas. Uma de cada vez, com bastante empolgação, determinação e coragem.

Inspiração e apoio são temperos que você vai jogar em si mesmo, e não no sonho. Inspiração vai sempre te lembrar de como sonhar tem seus resultados, e apoio nunca vai te deixar cair e desistir de ver aquilo se tornar realidade.

Exemplo: "Tenho que ter a determinação e a coragem de ir atrás dos melhores cursos, de estudar por contra própria em minhas horas livres, de treinar para ser um bom professor."

"Tenho a inspiração de tal blogueiro ou de tal estudioso, pois ambos tiveram sucesso nos sonhos que tiveram, independente desses sonhos serem compatíveis ou do mesmo assunto que o meu."

"Tenho o apoio de tal pessoa e daquela outra pessoa, pois eles nunca me deixam desistir."


Sétimo Passo:



Vamos botar o sonho no forno. Como disse no passo anterior, você vai ter que ficar abrindo o forno toda hora para averiguar se nosso projetinho lindo está precisando de mais algum toque de algum tempero.

Algo que não está na receita, até porque eu não uso muito e é uma falha minha, é a PACIÊNCIA. Afinal, os sonhos levam os seus tempos para se concretizarem. Ele não pode nem ser muito curto ou ser muito longo. Precisa ser do tamanho exato para que seja realizado. E você vai ter que, além de correr atrás, esperar muito para que ele se realize.

Exemplo: "Preciso ter paciência em minhas aulas até eu virar realmente um especialista."



Notas Finais:
- É importante lembrar que sonhos não são à prova de falhas. Ou seja, não vá esperando que o seu primeiro sonho vai se realizar com 100% de certeza, pois todos estamos sujeitos à erros e à acontecimentos externos que podem SIM acabar com o seu sonho, mas isso não pode ser motivo de desespero. Você sempre pode ADAPTAR ou SUBSTITUIR o seu sonho.

- Sonhos não precisam ser únicos. O sonho pode ser dividido com quantas pessoas você quiser, e isso até garante um pouco mais de estabilidade para que ele se concretize. Mais pessoas com um mesmo sonho em comum quer dizer mais apoio, determinação e coragem, claro, equivalentes ao tamanho do sonho que vai ser maior.

- Você não precisa e nem deve ter somente um sonho. Nossas vidas são cheias de caminhos e áreas diferentes, e para cada uma você pode sim ter um sonho diferente. Não tenha medo de sonhar muito.

- No entanto, não tente fazer todos os seus sonhos de uma vez. Senão, você pode acabar falhando em todos ao mesmo tempo, e o desânimo que virá com isso será multiplicado em várias vezes. Sonhe um sonho de cada vez, e se der errado, parta para o próximo da lista e não desanime.


Por fim, minha galera, tenho a dizer somente uma coisa:

"O tamanho dos nossos sonhos só são limitados pelo quanto estamos dispostos à lutar por eles."

Nenhum comentário:

Postar um comentário