sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Curiosidades: Perfil - Murdoc (Gorillaz)

Servindo de prévia para o GRANDE POST analisando a banda dos símios, vamos ver aqui o último perfil. Murdoc Niccals, o líder caótico dos Gorillaz

Ficha técnica:

Nome: Murdoc Alphonce Niccals.
Data de Nascimento: 06/06/1966
Local de Nascimento: Stroke-on-Trent, Inglaterra.
Sexo: Masculino.
Idade: 47
Instrumento: Baixo
Hobbies: Adorar Belzebu, beber, destruir vidas, ganhar dinheiro.
Situação atual: Sobrevivendo em uma casa, em Londres.




Descrição: Murdoc tem o passado típico de toda pessoa corrupta e má. Ele já começa "bem" a vida ao ser abandonado por sua mãe na porta de casa de seu pai, e passa a ter uma infância problemática. A identidade de sua mãe é desconhecida até hoje, mas seu pai todos conhecem: Sebastian Jacob Niccals. Um alcoólatra problemático que constantemente insultava seus filhos, além de explorá-los. Além de Murdoc, o homem também tinha outro filho, mais velho, chamado Hannibal. Era um costume Murdoc ser forçado a atuar em um show de calouros que acontecia em um pub por perto para ganhar o prêmio, que iria para Jacob comprar suas bebidas.


Jacob e Murdoc, pai e filho.

Assim, Murdoc foi forçado a entrar nessa vida musical. Por sorte, seu irmão mais velho lhe apresentou "The Clash", que viria a ser sua banda favorita e também sua maior inspiração. A partir dali, o futuro do baixista estava decidido.

Murdoc tocou em várias bandas antes de chegar aos Gorillaz. A maioria eram bandas de rock e metal, esta última influenciada por sua paixão por Black Sabbath. Foi só com o acidente com 2D (que eu já narrei duas vezes, então CHEGA!), o encontro com Russel e a chegada inesperada de Noodle que Murdoc iria se envolver de corpo e alma em uma banda. Assim, começavam os Gorillaz.



Em pouco tempo, a banda adquiriu uma fama inesperada. Murdoc, enquanto nos Estados Unidos em turnê, já demonstrando suas tendências megalomaníacas, fundou um "culto" à imagem da banda. Uma seita ligada à demônios e magia. Entre os membros, estava Little Jimmy Manson, um fedelho obcecado e apaixonado por Murdoc que, com igual obsessão, queria matar o baixista.

Além disso, Murdoc também havia adquirido o Estúdio Kong, que seria a base central da banda até o fim do segundo disco. Os rumores de que zumbis infestavam o cemitério que cercava o estúdio não o assustaram.


Jovem Mr. Niccals

Após ganhar fama, fortuna e ressacas, o líder da banda resolveu relocá-los para Los Angeles, onde pretendiam fazer um filme sobre eles.

Apesar de animadora, essa ideia deu errado. O diretor se mostrou alguém insano que não sabia o que estava fazendo, Murdoc perdeu a chance de estrelar seu próprio programa na televisão por conta de sua idade e a banda, depois de tantas brigas, se separou.



Murdoc resolveu ir para Tijuana, uma cidade onde poderia expandir seus horizontes e conseguir suas drogas de forma mais fácil. Lá, foi sentenciado a 30 anos de cadeia por tentar passar cheques falsos para prostitutas com quem saía. 

Enquanto na prisão, conheceu e fez amizade com um corvo, de quem precisaria muito no futuro. Além de se tatuar nas costas com os nomes dos sete pecados, o baixista, surpreendentemente e sem qualquer tipo de explicação de como, adquiriu doutorado em "Administração de Remédios Farmacêuticos Amadora", ganhando o título "Dr. Niccals". Após toda essa maluquice, conseguiu fugir da prisão graças à seu amigo corvo, outros dois presos e um boneco de papel-machê moldado para parecer Mudoc.



Retornando para seu estúdio, acaba descobrindo que Noodle reuniu a banda de novo e escreveu por completo o álbum "Demon Days". Invejando esse feito, tentou tomar para si o crédito pelo CD. Nessa fase, junto com os outros companheiros, passou a usar roupas diferentes, trajes mais militares. Uma de suas roupas mais famosas é o traje "nazista" que usou durante o videoclipe de "Dirty Harry".

Com o grande sucesso que veio com esse novo disco, veio também uma tragédia. A ilha flutuante de sua guitarrista, Noodle, é atacada no meio de um videoclipe e afunda em chamas em um cânion.

Como eu já cansei de falar aqui, foi tudo um plano de Murdoc para, além de se livrar de Jimmy Manson, escondido naquele momento na ilha, dar um tempo livre para Noodle que já queria, segundo ele, sair da banda logo após o segundo disco.



Com o dinheiro que conseguiu com o seguro do Estúdio Kong (que o próprio Murdoc incendiou), o líder da banda compra uma ilha de lixo no meio do Pacífico, nomeada "Plastic Beach". Ali, o rapaz montou um novo estúdio, além de um porto para navios/aviões anfíbios. Era seu novo projeto, talvez o mais ambicioso de todos. Pretendia gravar um novo álbum, este totalmente escrito por ele. Porém, a banda estava completamente em pedaços após o acidente com Noodle.

Coube à Murdoc e sua loucura reunir o que precisava para gravar "Plastic Beach". Assim, ele planejou o sequestro de 2D, a clonagem cibernética de Noodle e a substituição de Russel por uma máquina. Porém, sua fome de poder e sucesso não parava aí. Ele queria mais, queria artistas que fizessem participações especiais no álbum, o que era uma marca oficial dos Gorillaz. Para isso, sequestrou, também, artistas como Snoop Dogg, Mos Def, Lou Reed, Mick Jones e Paul Simonon do The Clash, entre outros.

No fim, tinha seu terceiro álbum pronto, e mais sucesso pela frente.



Problemas surgem com a turnê de Plastic Beach. Para participar dos shows, Murdoc sabia que não poderia contar com 2D e Russel. Assim, ele pede para seu "amigão de tempos antigos", Damon Albarn, monte sua própria banda de músicos e toquem as músicas do Gorillaz no lugar da banda original. No começo seria uma boa ideia, mas a banda substituta passa a ter mais sucesso que os próprios Gorillaz, chegando ao ponto onde Murdoc, 2D e Cyborg Noode foram impedidos de subir no palco em um show.

Para piorar, um antigo demônio pra quem Murdoc havia vendido a alma, Boogieman, retorna para buscar sua parte no acordo, o quê o baixista rejeita. Assim, ele foge em euforia com seus dois companheiros através das estradas, dirigindo seu Camaro "Stylo".



A banda finalmente alcança o mar, de onde partem em direção à sua base, Plastic Beach. No caminho, Murdoc convoca todos os seus músicos parceiros de álbum para se juntarem a ele, que acredita que encontrará mais problemas quando chegar em seu estúdio no meio do mar.

Provando estar correto, Murdoc encontra novamente Boogieman, que desta vez invoca os 4 cavaleiros do Apocalypse para destruir a ilha e a banda. O líder dos Gorillaz se esconde em seu quarto e ordena que Cyborg Noodle cuide de tudo.

Uma guerra eclode na ilha, com a chegada da Noodle original e Russel trazendo mais confusão para a situação. No fim, Boogieman é derrotado, Cyborg Noodle, que tentou matar Murdoc por causa de um curti-circuito, é destruída por sua "irmã" de carne e osso e, já que não se vê Murdoc em nenhum lugar dos destroços, supõe-se que ele esteja morto.



Na verdade, Murdoc usou essa confusão para fugir da ilha e recomeçar sua rádio "pirata". Nela, ele dizia que estava no Havaí, curtindo a vida enquanto dava mais notícias sobre a banda. Os outros membros acabam o encontrando em uma casa em Londres, provando que sua história sobre o Havaí era mentira. Vemos ele, 2D, Noodle e Russel, além de Boogieman, pela última vez em Do Ya Thing, clipe feito para promover os tênis dos Gorillaz da Converse. No vídeo, Murdoc está visivelmente de ressaca, acabado, perambulando pela casa.




Curiosidades:
  • Em sua infância no show de calouros, Murdoc chegou à interpretar Pinóquio, cantando "I've Got No Strings".
  • Hannibal, seu irmão mais velho, é responsável por duas das oito vezes que Murdoc teve seu nariz quebrado.
  • Alguns nomes de bandas onde Murdoc tocou antes dos Gorillaz são: Burning Sensations, Patchouli Clark, Motley Dude, The Stupid Name Gang, This Show Is Cancelled (Esta última Murdoc diz que quase não tinha público em seus shows. Para deixar de confundir os fãs, a banda mudou o nome para  We've Split Up, o quê não adiantou nada. PS: eu não vou traduzir essa última porque espero que meus leitores AO MENOS saibam inglês).
  • O culto que Murdoc fundou nos Estados Unidos, liderados por Jimmy Manson, invocaram um demônio magro e negro, certa noite, em um quarto de hotel. Desde então essa figura segue a banda para onde ela vai.
  • Murdoc perdeu a virgindade aos 9 anos de idade com uma garçonete. 
  • Dos sete pecados tatuados em suas costas, seus favoritos são "Luxúria", "Orgulho" e "Gula".
  • Antes de seu pacto com o demônio, seus olhos aparentavam heterocromia, ou seja, cada um era de uma cor (olho direito preto, olho esquerdo vermelho/rosa). Diz-se que ele ganhou isso por esfregar metanfetamina nos olhos quando tinha 10 anos.
  • Por falar em sua aparência e em pacto, a razão por qual Murdoc emagreceu tanto desde o primeiro álbum, assim como o porque sua pele tem mudado para verde, é a venda de sua alma que fez para Boogieman.
  • Jimmy Manson, o stalker psicopata da banda, nutria um grande ódio pela banda desde que foi rejeitado nas audições para um novo guitarrista, posto esse assumido por Noodle. Sabendo desse ódio, Murdoc planejou se livrar de Jimmy. Para isso, o baixista conversou com o fã e combinou que, se Jimmy se alojasse no moinho de vento na ilha de Noodle, durante as gravações de "El Mañana", ele poderia atirar na garota, roubar o paraquedas para si e fugir. Assim, os Gorillaz estariam acabado e Jimmy e Murdoc poderiam começar uma nova banda juntos. A parte diabólica do plano de Murdoc é que, além de não ter providenciado nenhuma arma para o homem, ele o deixou trancado dentro do moinho. Assim, supõe-se que Jimmy morreu no acidente envolvendo a ilha.
  • Murdoc é alcoólatra, misantrópico, satanista e ex-viciado em anfetamina.
  • Suas inspirações musicais são Black Sabbath, The Clash, David Bowie, The Rolling Stones, Ramones, AC/DC e Syd Barret.
  • Murdoc sofre de Anablefobia, ou seja, medo de olhar para o céu. (Sinceramente, eu tenho um pouco também).
  • Sua língua comprida, característica marcante dele, mede 6 polegadas.
  •  Suas tatuagens são, além dos sete pecados capitais: uma cruz invertida no braço esquerdo, uma cruz de ferro no braço direito, uma caveira preta com rosas em volta e a frase "Born to die" nas costas e a palavra HELIUS tatuada em seu cóccix, com uma seta apontando para baixo.
  • Na comparação "Gorillaz - Drogas", Murdoc representa a ganância e a sensação de poder que vem enquanto se está sob efeito de drogas. Ele é a luxúria, o desejo, a fome por cada vez mais daquilo.

É, galera, acho que esse foi o maior perfil de todos. Também, estamos falando do, queira ou não, líder dessa banda incrível. Fiquei feliz de escrever esse perfil, principalmente por que não sabia da história dele. Fui conhecendo conforme escrevia. E, olha, ele ganhou alguns pontinhos de respeito.

Engraçado como, antigamente, no clipe de Clint Eastwood, eu o via apenas como o bad-boy da banda. Nunca imaginaria que ele tinha tanto background, ou que ele seria tão importante na história da banda.


▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Bem, esse foi o último perfil gorilista. Mais tarde, posto a análise maluca da banda. Fiquem agora com sua programação normal...



Nenhum comentário:

Postar um comentário