quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Curiosidades: Perfil - 2D (Gorillaz)

Estamos quase no fim dessa jornada gorilística, e hoje é dia de dois perfis. Vamos ao primeiro, sobre o nosso vocalista depressivo, 2D


Ficha técnica:
Nome: Stuart Pot.
Data de Nascimento: 23/05/1978
Local de Nascimento: Hertfordshire, Inglaterra.
Sexo: Masculino
Idade: 35
Instrumento: Teclado e vocal principal.
Hobbies: Grafitar, montar teclados.
Situação atual: Tentando achar um modo de resolver a situação de despejo da casa dos Gorillaz.




Descrição: Esta é a história de 2D, um garoto simplório e quase sem emoções que envolve seus fãs com suas letras e voz melódicas. E bem, tudo começa lá no país da Rainha.

Stuart Pot tem apenas 11 anos, mora em West Sussex e tem um pai mecânico e dono de um armazém. Sua mãe é enfermeira. Sua vida é aparentemente calma até que, ao cair de uma árvore, perde todo o seu cabelo. Após um tempo, Stuart seria abençoado com seus cabelos crescendo de novo, mas desta vez, sua cor era azul.


Ao meio, o jovem Stuart Pot

Aos 19, sua vida dá uma volta inesperada. Stuart, trabalhando no armazém de seu pai, leva uma "rézada", que seria um carro dar ré na sua cabeça. Quem dirigia o carro era Murdoc, também jovem, buscando levar um sintetizador da loja embora. Com esse acidente, o olho de Stuart é "fraturado" e ele passa a ter Hifema, que seria sangue alojado na pupila da pessoa, daí a cor negra de seus olhos. Não só isso, mas o rapaz também entra em coma.

Por decisão da justiça, Murdoc passa a cuidar de Stuart, provavelmente o levando para onde fosse. É em um desses passeios onde, buscando se gabar para uma garota, Murdoc faz uma manobra com seu carro que joga o catatônico Stuart através do para-brisa, em direção ao meio-fio. Além de foder igualmente seu outro olho, Stuart agora acorda do coma. Ao olhar para Murdoc, este o encara de volta e percebe, naquele momento, que o rapaz de olhos negros seria seu vocalista. No mesmo dia Stuart recebe seu apelido de 2D, referência às duas cicatrizes que adquiriu na cabeça. Se quiser adaptar isso na sua cabeça, imagine que é pela falta de 2 dentes na boca de 2D.




Depois da formação da banda, temos o primeiro de muitos conflitos envolvendo ela. Acontece que 2D tinha uma namorada, a única de sua vida, chamada Paula Cracker. Ela, além de ser sua garota, era a guitarrista da banda.



Acontece que, em um fatídico dia, o baterista Russel encontra Murdoc e Paula, amigo e namorada de 2D, respectivamente, se pegando. Sendo o melhor amigo do vocalista, Russel quebra o nariz de Murdoc e expulsa Paula da banda. Não sabemos como 2D reagiu na época , mas sabemos que esta não seria a última vez que 2D e Murdoc estariam conectados.

É logo após isso que Noodle chega à vida dos rapazes, e que a banda se inicia DEFATO. Temos um primeiro álbum bastante ligado ao hip-hop e ao punk, este último em um tom mais de deboche, fazendo a banda um sucesso imediato. Os vocais de 2D e sua forma de falar "desleixada" eram marca permanente das músicas desse cd, intitulado, também, de "Gorillaz".

Vale marcar que 2D e Murdoc tiveram bastante liberdade nesse primeiro cd, e por isso as músicas e o álbum como um todo não tentam passar nenhuma mensagem. É mais o espírito de ser livre que reina por essas músicas. Espírito esse que 2D parecia transpassar mais evidentemente, como se ele realmente estivesse feliz em estar gravando e cantando suas músicas.



Após este sucesso, a banda se separa por diversas diferenças. 2D resolve ir de encontro com seu pai, em Eastbourne. Lá, ele passa a viver uma vida mais simples, se esquecendo completamente da banda. Após tanto tempo (4 anos) longe da música e vivendo uma vida mais divertida e sem compromissos, 2D recebe um sms de Noodle, o convidando para retornar ao Estúdio Kong e gravar um novo disco. Provavelmente 2D só voltou pelo carinho que sempre teve com Noodle. O importante é que, após tanto tempo, ele aceita melhor seu status como celebridade e que ele era responsável pelo sucesso de uma banda. Assim, vemos um 2D mais confiante no novo álbum, Demon Days.



Confiança essa que se esvai toda com o sumiço de Noodle. Como mencionei antes, ela é a alma da banda. Por isso seu desaparecimento afeta tanto os outros membros dos Gorillaz. 2D, nesse caso, passa de uma imagem confiante e séria para um rapaz amedrontado, visivelmente deprimido. Novamente ele se separa da banda e vai pra longe, repensar em sua vida e em seus problemas.

Parecia que 2D realmente não apareceria para gravar o novo álbum feito por Murdoc, "Plastic Beach". O vocalista, chateado com todos os eventos recentes, parecia levar uma vida novamente normal, em algum lugar, quando é sequestrado por uma figura misteriosa. Ele acorda dentro de uma mala, e quando a abre, se encontra justamente na ilha rosa de plástico de Murdoc, a Plastic Beach. Ali, o baixista/líder dos Gorillaz o obriga a gravar o novo álbum, o ameaçando com uma baleia que mantinha por perto, sendo este mamífero o pavor de 2D.

Isso só deixa claro que 2D é o único membro insubstituível dos Gorillaz. Noodle poderia ser substituída por um ciborgue, Russel poderia ser substituído por uma máquina de bateria, mas apenas a voz marcante e única de Stuart, nosso 2D, era o elemento intocável da banda.



Temos, enfim, o terceiro álbum da banda. Na turnê pelos Estados Unidos, 2D passa a viajar com Murdoc e Cyborg Noodle, essa última deixando claro que não gostava do vocalista.

No meio desta turnê, a banda estava a viajar pelo deserto em seu Camaro, chamado "Stylo". Não se sabe o quê, mas algo os atacou e deixou Cyborg Noodle bem ferida. Assim, eles começam a fugir e correr pelas estradas, chamando a atenção da polícia e de um caçador de recompensas. 2D está o tempo todo no banco do passageiro, mostrando nítida preocupação com a resolução daquela situação.

A banda consegue fugir para o mar, onde acionam a função híbrida do carro e este vira um submarino. 2D, ali dentro, parece ficar de canto, assustado. Seja pela situação que havia passado, seja pelo medo de encontrar uma baleia ali embaixo, o vocalista dos Gorillaz tem uma imagem bem frágil nessa fase. É só depois que Russel e Noodle voltam, o resgatando de uma baleia, que ele parece se recuperar.

Vemos ele pela última vez em Do Ya Thing, onde perambula em um estado de ressaca. No fim do dia, quando esta saindo de casa, 2D recebe uma notificação de despejo, deixando o futuro da banda incerto, seja na história fictícia ou na vida real.



Curiosidades:

  • Sua paixão por graffiti veio do artista Banksy.
  • Havia um rumor de que seu sobrenome inteiro era Tusspot, mas isso foi desmentido pelo músico.
  • Na escola, 2D sempre foi um aluno desleixado e preguiçoso. Os criadores da banda descrevem a mente de 2D como uma folha de papel em branco, indicando que qualquer coisa pode ser gravada ali, mas no fim, será um pensamento raso e momentâneo.
  • Seu ídolo musical é Augustus Pablo, e sua banda favorita é The Human League
  • Quando mais jovem, sonhava em se tornar um caçador de tornados.
  • No primeiro álbum, Damon Albarn, seu dublador/cantor, faz questão de usar um dialeto mais preguiçoso, com palavras mal finalizadas para caracterizar 2D. Isso, no entanto, foi abandonado nos próximos álbuns, onde Damon canta normalmente, dando sua própria voz para 2D.
  • Assim como Noodle, seu cabelo e corpo variam e evoluem conforme os álbuns se passam.
  • 2D e Russel são completamente opostos um do outro fisicamente: 2D é alto, magro, branco e com olhos negros, enquanto Russel é baixo, gordo, negro e com olhos brancos (apesar do vocalista adquirir olhos brancos no último cd).
  • Seu álbum, "The Fall", que foi escrito e feito inteiramente por 2D, foi feito durante a turnê da Plastic Beach, usando um iPad e seus aplicativos de música.
  • Em uma entrevista para o EP "Gorillaz - ITunes Sessions", 2D insultou Murdoc, o culpando por tudo que havia dado de errado em sua vida. Quando o baixista menciona o assunto Paula Cracker, 2D perde o controle e o ataca.
  • A falta de seus dois dentes da frente são resultado de um soco de Murdoc, quando o vocalista estava insistindo para ir em uma entrevista em uma rádio.
  • Aparentemente o motivo de seus olhos estarem brancos em algumas artes de Plastic Beach seria uma tentativa do artista (Jamie Hewlett) ilustrar o medo de 2D por baleias, alegando que esses seriam os olhos de alguém assustado.
  • Na comparação "Gorillaz - Drogas", 2D é a voz do usuário. É através dele e de suas letras que vemos os diferentes estados de quem usa drogas, mais focado na depressão e na ignorância dessas pessoas.

Bem, essa foi legal de escrever hein? Vale notar que 2D, apesar de ser o "rosto" da banda, não influencia muito nas músicas e nos discos. Além do seu álbum feito no iPad e no primeiro disco de álbum, onde ele escrevia algumas letras com Murdoc, sua função se resume aos vocais e, algumas vezes, aos pianos.


Curtiu? O Perfil do Murdoc provavelmente só vem hoje mais de tarde, então fiquem no aguardo.

Um abraço o/


Nenhum comentário:

Postar um comentário