segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Curiosidade: A História dos Gorillaz

Bueno frío meus amigos!

Como sabem (deveriam saber), eu estou em uma espécie de meditação sonora onde eu só ouço, em meu celular, a discografia dos Gorillaz. Ou seja, to ouvindo repetidamente seus álbuns inteiros, um álbum por dia. Eu realmente estou interessado e animado para fazer essa "análise maluca", igual a elogiada análise do Death Note. Bem, ESSE caso é mais complicado por envolver músicas, passado do criador da banda, letras, videoclipes, biografia oficial da banda. Enfim, é um intensivão sobre esses caras (afinal, eu não faço faculdade <3).


Dito isso, quero trazer para vocês um AGRADO, pois a análise deve demorar até sexta-feira da próxima semana para estar pronta. Nesse meio tempo, vou tentar colocar aperitivos aqui que os deixem ansiosos. E hoje escolhi contar a HISTÓRIA DOS GORILLAZ. Muita gente não sabe mas Damon Albarn, o líder do Blur/co-criador dos Gorillaz/ídolo sexual do Ricardo, e Jamie Hewlett, co-criador e desenhista dos personagens, realmente criaram um background para a banda, assim como para seus membros. Eu acho ela muito bacana e bem exagerada (no sentido bom). E acho que muitos de vocês não a conhecem, então sentem-se que o tio vai contar a história:



Essa épica saga se inicia na Inglaterra com os dois principais membros da banda: 2-D, o vocalista sem os dentes da frente depressivo, e Murdoc, o "líder" e baixista da banda de nariz torto.

Stuart Pot, abreviado para Stu, é o nome verdadeiro e antigo de 2-D, nosso vocalista. Ele trabalhava, aos seus 19 anos, no empório de seu pai. Um belo dia, o marginal Murdoc Niccals, aos seus 31 anos, invade o empório através daquela tática de entrar de ré em um estabelecimento para a fuga ser mais fácil. O que Murdoc não esperava era que, ao fazer isso, atingisse Stu na cabeça, ocasionando um efeito BEM agoniante chamado de HIFEMA, que é o acúmulo de sangue na íris do olho. Ah, Stu também entrou em coma, se não fosse o bastante quase perder um olho.

Por esse crime, Murdoc foi sentenciado à 30.000 horas de serviço comunitário e à cuidar do vegetalizado Stu 10 horas por semana. Depois de um ano, Murdoc estava em seu carro e, sabe-se lá porque, estava levando Stu consigo. Para tentar impressionar uma garota na rua, nosso baixista amarelado inventou de fazer um giro de 360º com o carro. Stuart foi arremessado pelo para-brisas e acertou com a cabeça o meio-fio da rua. Advinham? Mais uma hifema,e agora ambos seus olhos eram negros. Porém, isso se mostrou benéfico para o jovem, pois após se esfolar no asfalto, ele acordou de seu coma. Murdoc, ao olhar para este milagre, viu em Stuart o vocalista que ele sempre quis para sua banda. Ele sabia, naquele momento, que Stuart seria o SEU vocalista. Para condecorar este momento e batizar aquele novo e mentalmente debilitado rapaz de olhos pretos, Murdoc o apelida de 2-D, uma referência aos "two dents" (dents significa entalhe, mas entenda como cicatriz) que este agora possuía na cabeça. Iniciava-se ali os Gorillaz.

O próximo passo de Murdoc era encontrar um guitarrista e um baterista. Acabou encontrando este último em Russel, um rapaz americano visivelmente perturbado e sobrevivente de um tiroteio entre gangues vindo de Nova York. O problema, ou talvez benção, de Russel era que os espíritos de seus amigos rappers haviam todos se alojado dentro de sua cabeça. Entre eles, o famoso fantasmão azul do clipe Clint Eastwood, chamado Del. Isso deu ao rapaz nova-iorquino o dom da percussão e do rap. Mandado por seus pais à Inglaterra para esquecer e superar esse trauma, Russel acabou chamando a atenção de Murdoc, que não demorou um segundo para colocá-lo em sua banda.




Tudo o que faltava agora era um guitarrista. Por um tempo, de fato, arranjaram um. Era Paula Cracker, namorada de 2-D. Não se sabe quanto tempo a banda tocou com ela, mas a mesma teve uma saída bem violenta. Acontece que Russel, um certo dia, encontrou Murdoc e Paula no banheiro dando uns amassos (e umas gírias de tios), traindo o querido amigo do baterista. Russel, então, quebrou o nariz de Murdoc e Paula foi expulsa da banda. Interessante não? Mas agora eles estavam novamente na estaca zero, sem um guitarrista. 


2-D e Paula

Como um milagre, uma caixa da FedEx foi deixado na porta da casa deles. De dentro, uma japonesa de 10 anos saiu empunhando uma guitarra. Na mesma hora ela falou algumas coisas em japonês e logo após tocou o que seus companheiros de banda descrevem como "o solo dos solos". Após isso, perceberam que a garota não sabia falar inglês, apenas repetia a palavra NOODLE. Assim, este virou seu apelido e ela, contentemente, virou a guitarrista da banda.



Fase 1: Celebrity Takedown

Murdoc virou proprietário do Estúdio Kong, um grande galpão no meio de um cemitério onde a banda gravava seu álbum e também morava. Após o lançamento de seu primeiro CD, a banda começou a negociar com produtores e diretores a criação de um filme sobre eles. Enquanto a banda se alojou em Los Angeles para resolver e eventualmente filmar o filme, o Estúdio Kong foi abandonado e fechado.


Estúdio Kong e o cemitério que o envolve.


Assim como na vida real, problemas entre a produção, a direção e os executivos do estúdio ocasionaram o cancelamento do vindouro filme. Desmotivados, a banda resolveu entrar em um hiato de um ano e meio. Nesse tempo, seus membros se separaram cada um para um caminho: Murdoc foi para Tijuana, México e acabou sendo preso por passar cheques falsos para pagar motéis e boates que visitava. 2-D voltou para casa para trabalhar novamente com o pai, e lá ele se estabilizou e aceitou seu novo status de ícone do pop. Russel buscou exorcizar os demônios e espíritos de sua cabeça, o que conseguiu, mas ao custo de sua sanidade e alguns dos talentos que tinha. Noodle voltou para o Japão para descobrir sobre seu passado e acabou por saber que ela era uma arma criada pelo Governo, o que lhe devolveu a memória de sua vida passada e muitas de suas habilidades, como a fluência em muitas línguas.

Nossa guitarrista japonesa, agora falando inglês e com muito mais confiança, resolve voltar para o abandonado Estúdio Kong para reunir a banda novamente e gravar um novo disco. O que ela não contava era com a presença de zumbis no estúdio, os quais ela precisou derrotar antes que pudesse chamar seus ex-companheiros de volta.



Fase 2: Slowboat to Hades

A banda se reúne no antigo estúdio, mas sentem uma atmosfera sombria rondando o prédio. Ao invés de assustá-los, isso os impulsiona a gravar o novo disco, dando um ar sombrio às músicas. Noodle adquire, não consigo entender como (e nem importa), uma ilha voadora com um grande moinho no centro. É ali onde ela gosta de passar seu tempo livre, e onde resolve gravar o clipe para a música "El Mañana". O estrelato da banda alcança níveis nunca antes vistos, e, como toda elevação, também há a queda. Queda literal. Durante a gravação do clipe mencionado antes, helicópteros não identificados começam a atirar contra Noodle e sua ilha flutuante. Após se esconder no moinho, ela descobre mais tarde que seus perseguidores conseguiram tirar a ilha do eixo, ocasionando a queda dessa.
Existem "teorias" do porquê a ilha foi atacada: um ataque do Governo japonês, um ataque dos inimigos que Murdoc fez por sua vida, um plano do próprio Murdoc para se livrar de um perseguidor da banda que estava escondido no moinho da ilha (não dava pra chamar a polícia, sei lá?). Apesar de todas as declarações dadas pelo suposto líder dos Gorillaz na época, o que se sabe é que Noodle sumiu. Foi dada como morta. Murdoc, se contradizendo, ora diz que ela está sã e salva e que conseguiu pular de paraquedas no último segundo, ora diz que a mesma está presa no inferno enfrentando os zumbis e espíritos que sempre cercaram a banda. Uma verdadeira bagunça cronológica. Vamos aqui, então, assumir que ela escapou por pouco da queda da ilha, mas que acabou caindo no território errado e foi por muito tempo perseguida.





Assim, temos o fim trágico da segunda fase dos Gorillaz.



Fase 3: Escape to the Plastic Beach

Murdoc, provando ser o maior proprietário e investidor do Universo, adquire um novo local para montar seu estúdio. Trata-se de uma ilha feita de todo o lixo jogado no mar e distante de todos os lugares da Terra. A ilha, nomeada de Plastic BITCH! Beach, é um amontoado rosa de plástico, borracha e lixo. É ali onde Murdoc planeja gravar seu terceiro álbum.

Podemos notar nessa nova fase a megalomania de Murdoc. Veja TUDO que ele fez nessa época:


  • Por não ter encontrado Noodle em lugar nenhum, apenas mexas de seu cabelo, ele resolve cloná-la em um corpo cibernético e, assim, cria a CYBORG NOODLE. Um ciborgue-clone da nossa japonesa e que é muito mais perigosa e agressiva, o que faz dela a nova guarda costas de Murdoc.
  • 2D estava deprimido (oh really?) e nem um pouco afim de gravar um novo disco, talvez pela "morte" de Noodle. Murdoc, que não podia perder seu vocalista amado pelos fãs, o sequestra e leva para a Plastic Beach, para que ele grave o novo disco. Para garantir que o rapaz de cabelos azuis não fugisse de lá, Murdoc alojou o mesmo em um quarto na parte submersa da ilha, onde uma baleia, o maior medo de 2D, o vigia para que ele não fuja.
  • Não encontrando Russel em lugar nenhum, ele resolve gravar o álbum sem o baterista, o substituindo por batidas automáticas adicionadas na edição do álbum.
Se isso não prova a maluquice sociopática e egocêntrica do baixista, ele ainda compra briga com uma organização secreta chamada Black Cloud, pois vendeu armas falsas para este grupo. Assim, supõe-se que sejam eles os responsáveis pelos diversos ataques que os membros da banda sofrem.

Porém, o verdadeiro "antagonista" desse álbum é Boogieman, um ser magro que usa uma máscara de gás e que aparece em três diferentes clipes da banda, sempre fazendo algo que vai contra os Gorillaz. Inclusive, tem-se suspeitas que foi ele quem sequestrou 2-D, provavelmente à pedido de Murdoc.



Bem, depois de todas essas ações de Murdoc, temos o novo álbum. A banda passa a se desentender com os "outros" integrantes, os de carne e osso. Isso mesmo: Murdoc passa a ter discussões com Damon Albarn, pois este último, cansado de não ser reconhecido nos shows, expulsa os membros oficiais da banda das apresentações, os trocando pelos verdadeiros músicos por trás dos sucessos e hits dos Gorillaz.

Russel, que estava sumido, inexplicavelmente aparece em um cáis e pula na água, segundo relatos de dois pescadores próximos. Entenderão esse parágrafo inútil depois.

Murdoc, 2-D e Cyborg Noodle estão correndo pela estrada em um Camaro, com a guitarrista cibernética danificada por um tiro em sua cabeça. Supõe-se que eles estariam fugindo de quem causou isso, mas acabam chamando a atenção da polícia da estrada. Após despistarem o carro policial, eles ainda tem o azar de conseguirem a atenção de BRUCE WILLIS, que os persegue em sua carranga com cara de poucos amigos. Além disso, ele passa a disparar contra o carro de nossos queridos músicos.


YIPPIE KI YAY, GORILLAZ

Em uma medida desesperada (ou será que planejada?), eles atiram seu carro através de um desfiladeiro, caindo no mar com poucas chances de sobrevivência. Mas isso nos é explicado quando vemos que seu Camaro é um carro anfíbio, que ao cair na água adquire a forma de um submarino-tubarão.

Por fim, e para a alegria dos fãs da banda, a última pessoa ligada aos Gorillaz a se lançar no mar, de alguma forma, é a Noodle de verdade. Sem qualquer explicação de como sobreviveu à queda de sua ilha e à sua suposta prisão no inferno, nós vemos a nossa japonesa, vestida de uma forma bem peculiar, sentada dentro de uma cabine de navio. Quando este começa a ser atacado por aviões desconhecidos, Noodle abre sua mala, monta uma arma que carregava neste compartimento e parte para acabar com os pilotos que, pelo que se entende, a estão caçando.

Ela consegue dar cabo de um dos aviões, mas o ataque se mostra demais para o navio aguentar, e esse acaba naufragando. Com muita sorte e mostrando que é a Lara Croft das bandas fictícias, Noodle novamente sobrevive e é deixara à deriva em um bote salva-vidas no meio do mar.

Com todos os "jogadores" postos no tabuleiro que é o mar, temos a última jornada (até agora) da banda, que é chegar à Plastic Beach. Murdoc leva consigo um batalhão de submarinos, todos tripulados pelos músicos que fizeram participações especiais no último álbum, enquanto Russel, agora com o tamanho do Godzilla por ter engolido muito lixo tóxico debaixo d'água, encontra Noodle e seu bote e a leva consigo até a praia.



Quando a equipe de Murdoc chega à praia, se deparam com Boogieman, no alto de uma rocha, acompanhado de um estranho animal. Dada a ordem, Cyborg Noodle atira no vilão e este cai, levando consigo o mamífero.

Através do storyboard de um clip que acabou não sendo finalizado, sabemos que, em seguida, Boogieman, que revela estar atrás de Murdoc por este não ter cumprido sua parte em um acordo entre os dois, invoca as almas de piratas e pilotos mortos para atacar a ilha, enquanto Murdoc usa Cyborg Noodle e todo seu poder de artilharia para defendê-la, além de contar com a ajuda dos músicos de sua frota.

Uma baleia tenta engolir 2-D, que está confinado e assustado em seu quarto, mas Russel o salva na última hora, arremessando o enorme bicho em um dos aviões que ataca Plastic Beach.

Após repelirem as investidas de Boogieman, Russel se revela para Cyborg Noodle. Em um encontro dramático, a Noodle original sai da boca do baterista e tira sua máscara, revelando ser a verdadeira e única Noodle (noodle fanboy aqui).

Provavelmente por causa de todo o dano físico e, por que não, psicológico que sofreu nessa batalha, Cyborg Noodle entra em curto e começa a atacar Murdoc, só sendo impedida de matá-lo por interferência da guitarrista da qual é clonada.

No fim da batalha, Boogieman é vencido e Murdoc é dado como morto.


Fase atual: Do Ya Thing e Hiato

Após toda essa loucura, nós vemos os Gorillaz, surpreendentemente, levando uma vida normal em uma casa em Londres. Murdoc, no fim das contas, não havia morrido, mas fugido para a Inglaterra para começar uma rádio pirata. O resto da banda o encontra e eles começam a morar nesta residência londrina. Em um clima de "ressaca da festa da noite passada", 2-D perambula pela casa, encontrando Boogieman na sala, um homem com máscara de X na geladeira, Noodle (a NOSSA Noodle <3) em seu quarto se recuperando e Murdoc sendo, bem, sendo Murdoc.

No fim do dia, 2-D recebe uma carta de despejo daquela casa.

Isso meio ilustra a situação atual e real da banda: Damon Albarn e Jamie Hewlett entraram em desacordo e acabaram por deixar o progresso da banda em um hiato indefinido. O despejo da casa, no clipe que é uma parceria entre Gorillaz / Andre 3000 / James Murphy do LCD Soundsystem / Converse (sim a marca de tênis. SIM, EXISTEM ALL-STARS DOS GORILLAZ), indicaria como a banda, atualmente, não tem um lar, algo definido. Torcemos, juntinhos, para que tenhamos logo um novo projeto dessa banda que quebra qualquer padrão estabelecido pela sociedade.




Esta foi a LONGÍSSIMA história dos Gorillaz, com muitos resumos (acreditem) pois quero me aprofundar em cada membro da banda em posts separados (e menores, prometo). Apesar de ser fácil pesquisar tudo isso aí que disse (eu só li a Gorillaz Wikia para fazer esse post), acho que muitos nunca haviam pesquisado e conhecido essa biografia fictícia bacaníssima. Espero que tenham curtido e que possam ler tudo sem dormir antes.


Obrigado pela leitura e aguardem mais posts dos Gorillaz até o fim dessa semana, TCHAU :)

PS: Volta Noodle ):


FONTES:
Wikia do Gorillaz: http://gorillaz.wikia.com/wiki/Main_Page

Artigo do Gorillaz na Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Gorillaz

Fã clube oficial da banda: http://fans.gorillaz.com/band/bio.html

Site não-oficial da banda mas que tem todas as biografias: http://www.gorillaz-unofficial.com/biography/2d.htm

E claro, o site da banda: http://gorillaz.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário